31 de out. de 2010

ORGANIZANDO A DESPENSA

Continuando os posts da categoria "organização", tentarei agora falar um pouco sobre o assunto despensa. Sabemos que nem todo mundo dispõe de espaço suficiente em sua casa para acomodar o que precisa. Por isso mesmo é que devemos refletir se realmente precisamos ter tanta coisa. Aliás, um despensa lotada só se justifica em residências lotadas. Há pessoas que preferem fazer compras para o mês inteiro. Essas devem ter muito espaço disponível, né naum? Eu já fiz isso. Mas, vou confessar que me incomoda ver tanta coisa entulhada.

Algumas preocupações me levaram a fazer compras reduzidas e frequentes:

1) a validade dos alimentos. Ter muita quantidade de latinhas e saquinhos me levava ao desperdício, pois de vez em quando tinha alguma coisa vencida e que eu tinha que jogar do cesto de lixo;
2) o espaço, por maior que fosse, sempre dava a sensação de lotado e entulhado. Não conseguia nem respirar;
3) a ocasião faz o ladrão (dispensa comentários, rsrs).

Algumas "frescurites minhas":

1) acho "uó" fechar o saquinho do arroz, feijão ou qualquer outro, com prendedor de roupa ou nózinho. Isso é nóia minha. Aqui em casa não rola. O que fazer? Potinhos de vidro ou de plástico neles;

2) miudinhos, tipo - caldo de galinha/carne, sachês de gelatina, etc ... junto tudo e coloco em caixinhas plasticas. E pra ficar bonitinho, tudo de uma cor só. Gosto das transparentes para poder facilitar a visualização. Tem também os saquinhos com fechamento, tipo Ziploc;

3) tenho "horror" de armário arrumado, mas sem praticidade. Sabe aquela arrumação que as pessoas empilham tudo, e quando a gente precisa do que está embaixo, tem que tirar tudo de cima????  Não tenho a menor paciência. Tem que ser prático - fácil de achar, fácil de guardar, fácil de manusear. O espaço é pequeno e precisa empilhar? Que tal mais prateleiras? Ou aquelas caixinhas com gavetas? Ajudam muuuito;

4) não gosto de guardar alimentos e produtos de limpeza no mesmo armário. "Cada qual é cada qual!"

5) muita gente "enfia" um zilhão de tranqueiras que nunca usa na despensa e não libera o espaço que precisa para guardar os alimentos que são de consumo diário. E essas tranqueiras ... será que são realmente necessárias? Olha o desapego, genteeee. Pra quê ter tanta coisa????

6) de "quando em vez" passo um olho biônico para ver se está todo em ordem. É a gestão da despensa, pode? hehehe.

São tantas "frescurites", mas eu me sinto tão bem!!!!

Nenhum comentário: