28 de nov. de 2010

ADMINISTRANDO O TEMPO

Pense no quanto isso me estressa! Sou meio "neura" com esse assunto. Tem muita gente que sabe que a gente vive lutando contra o relógio e, mesmo assim, insiste em ligar nos horários mais inoportunos alegando que o assunto é rápido e não irá perturbar. Bem, perturbar já perturbou, né! Na hora que o fone tocou, a concentração foi pras "cucuias"!!! Na eterna batalha para administrar o tempo no trabalho, algumas técnicas podem ajudar. Por exemplo, eis aqui uma lista de ações que me ajudam muuuuito a manter a concentração e administrar o tempo para que seja melhor aproveitado no cumprimento das prioridades:
1) DESLIGAR O CELULAR ou mantê-lo no modo SILENCIOSO nos momentos em que preciso de máxima concentração;
2) ESCUTAR MÚSICA enquanto estou envolvida no processo de criação. Incrível. Comigo funciona 100%. A música me faz esquecer qualquer ruído. Além de estimular a criatividade. (Ah, funciona melhor quando uso o tal do headphone);
3) ANOTAÇÕES. Ter ao lado do computador um caderno e canetas para anotar dados, desenhos, rabiscos é excelente.
4) MESA DE TRABALHO LIMPA. Certamente iria me desconcentrar totalmente se eu estivesse trabalhando num local com muita bagunça. Antes de começar a trabalhar, prefiro organizar tudo para que esteja limpo e organizado.
5) PROGRAMAR INTERVALOS. Cada pessoa tem um ritmo. Pra mim, é importante estabelecer alguns intervalos para levantar, tomar um café, um copo d'agua e dar uma oxigenada nas idéias;
6) FECHAR A CAIXA DE EMAILS enquanto me concentro. Deixá-la aberta certamente irá me desviar a concentração para os alertas de emails chegando.
7) DELEGAR tarefas. De acordo com a lista de afazeres e prioridades, delegar é uma ação "chave". Às vezes, custo a delegar por achar que eu mesma executaria mais rapidamente. Porém, estou erradíssima, pois essa centralização me entope mais ainda e resulta num excesso de tarefas e, consequentemente, de estresse.

É isso por hoje. Gosto muito de falar desse assunto. Por isso, voltarei a falar em outros posts. Ok? Você tem dicas para complementar? Registra nos comentários que ficarei muuuuuito grata.

Um comentário:

Maria Eugenia Melo disse...

Acho importante listar as "prioridades" do dia, aquilo que realmente não pode ser feito depois, para manter o FOCO!!!