7 de mar. de 2011

FOTOGRAFIA | DICAS RÁPIDAS

Este é um assunto que sempre me despertou muito interesse. Já tive várias câmeras fotográficas. Uma delas eu ainda tenho, mas praticamente não uso, pois é do modelo analógico. Aquelas que você tem que comprar um filme, lembra. É maravilhosa. Tem lentes cambiáveis. Mas, tornou-se obsoleta, tadinha. Na era digital, procurei aprender um pouquinho sobre fotos, pois além de gostar muito de fotografar, sempre quis obter bons resultados ao eternizar os bons momentos, pessoas queridas, etc. Então, vou listar aqui algumas dicas que aprendi. Espero que sejam úteis pra vocês.

(1) FLASHUsar o flash muito em cima não rola (a foto fica muuuuito clara) e muito longe também não (muito escura). O flash tem alcance limitado. Recomendo que você descubra qual o alcance que o flash da sua câmera tem (leia no manual). Em geral, é de 3 a 5 metros. 

(2) LUZ - a melhor luz é a luz natural do sol. A fonte de luz deve estar sempre nas suas costas (não esqueça isso, tá?). A luz difusa (de um dia nublado, por exemplo) é excelente para suavizar cores e realçar contornos. Só tenha cuidado quando usar o flash, pois pode modificar as cores (a luz dele é forte e diferente da luz ambiente) e, o que é pior, pode realçar rugas e deixar as imperfeições mais aparentes.

(3) CONTROLE DO BALANÇO DE BRANCO - todas as câmeras mais modernas oferecem este recurso. Faça uso deste recurso para compensar a luz do sol, ou das nuvens, fluorescente ou incandescente. Incrível, mas faz uma diferença imensa. Certas fotos que ficam meio amareladas, podem ser corrigidas se você escolher a forma correta desse balanço. Vá mexendo na câmera e testando. É a melhor forma de aprender.

(4) CUIDADO PARA NÃO BORRAR A FOTO - pressione o botão do obturador com delizadeza. Fazer isso com muita força pode fazer a foto ficar borrada. Procure estar firme ou bem apoiado ao fotografar, para não correr o risco de tremer. Ah ... e outra coisa, fotografar objetos ou pessoas em movimento também pode gerar o resultado tremido. Então, se ligue nisso.

(5) LENTE MACRO - quando você quiser fotografar algo que esteja bem próximo da lente, use o recurso da lente macro (o símbolo é aquela flor tulipa). Acione a função e desligue o flash para obter boas fotos, com altos níveis de perfeição nos detalhes. Exemplo, você quer fotografar sua mão, para mostrar a cor das unhas que acabou de pintar. É a hora de usar a lente macro. Vá para um ambiente com boa luz e acione o recurso e tendo cuidado para não tremer. Sucesso

Nenhum comentário: