1 de mai de 2011

MANCHAS | PRODUTOS ESPECÍFICOS


Vamos voltar a falar sobre dicas domésticas. Desta vez, trago uma listinha de produtos específicos para manchas específicas. Há certas coisas que é sempre bom ter em casa. Por exemplo, um tubinho de água oxigenada, de leite de magnésia. Vamos as dicas:

(1) VINAGRE BRANCO: é bom para remover manchas de suor e de xixi de animais de estimação (eca). E, ainda ajuda a eliminar fortes cheiros. Para as manchas de suor, deixe a roupa de molho numa solução de vinagre branco com água morna.

(2) ACETONA: para manchas de esmaltes (claro). Mas, não aplique em superfícies de plastico.

(3) ÁGUA OXIGENADA (20 volumes): remove manchas de sangue. Lave depois com a seguinte solução: 1 quantidade de água oxigenada + 9 x a mesma quantidade de água.

(4) ÁLCOOL: remove manchas de tinta esferográfica. De grama também.

(5) TALCO: para remover manchas de gordura. Você deve aplicar o talco na mancha e aguardar 12 horas. Depois escove. En geral, a mancha sai. Caso persista, aplique mais talco, coloque um mata borrão e passe ferro quente em cima.

(6) BORAX: para remover manchas ácidas (vinho, frutas e café)

(7) MAGNÉSIA: remove manchas de gordura em tecidos de seda. Aplique a magnésia e exponha ao calor do fogo, com cuidado para não queimar o tecido.

(8) VASELINA: remove manchas de batom. Aplique vaselina sobre a mancha e depois lave com água e sabão.

Nenhum comentário: