10 de jun de 2013

Removendo Manchas de Roupa Mofada


Hoje tem dica de truque doméstico!!!! Muitas de vocês já devem saber, mas outras ainda não. Inclusive, recebi vários pedidos para postar sobre esse assunto. São várias opções, não apenas uma. Veja qual delas você mais se identifica.

(1) Quando a peça tem apenas uma mancha de mofo (não é a peça inteira), você pode despejar um copo de mais ou menos 200ml de álcool comum na mancha e esfregar bastante, até que a mancha desapareça. Esse truque pode ser feito com roupas brancas ou coloridas.

(2) Esta segunda dica é para peças inteiramente mofadas. Você ferve a roupa numa panela de água com bicarbonato. A proporção é a seguinte: a cada litro de água, umas duas colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio. Observem o tipo de tecido, porque alguns não suportam temperaturas muito altas, hein!

(3) Você também pode ferver leite e mergulhar a parte manchada da roupa até que a mancha derapareça. Na sequencia, lave com uma mistura de água e vinagre branco. Basta adicionar um copo de vinagre num balde e lavar normalmente.

(4) Fórmula recomendada por um químico: 5 colheres de sopa de água sanitária + 2 colheres de sopa de um produto de limpeza pesada (exemplo: Tira Limo ou X14). Misture os produtos e despeje sobre a mancha. Esfregue com cuidado para não rasgar a roupa. Lave a roupa normalmente e, por fim, aplique a seguinte mistura: 3 colheres de sopa de açúcar + 5 colheres de sopa de água. Vira uma pasta. Espere uns 3 minutos e lave normalmente. Cuidado com as roupas coloridas (por causa da água sanitáira).  

Vale destacar algumas observações sobre a mancha. As mais recentes são mais fáceis de sair. Quanto mais escura a mancha, mais difícil vai ser de remover. As lavagens com processos para remoção devem acontecer de forma contínua, e isso pode enfraquecer o tecido. Nesses casos de manchas antigas, recomenda-se tingir a peça.

IMPORTANTE:
(1) nunca lave a roupa com água quente, sob pena de fixar ainda mais a mancha;
(2) nunca use água sanitária se a roupa for de elastano, porque o cloro destrói a peça. 

Ok? Essas foram as dicas de hoje. Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima!!!

Nenhum comentário: