16 de jun. de 2013

Truque para Limpar Meias Encardidas


Bom dia, pessoal! Hoje nós vamos falar sobre um "truque doméstico" que considero essencial, sobretudo para quem tem crianças em casa. Eu já sofri muito com as meias brancas, aliás, brancas só no primeiro dia, né? No primeiro uso, elas viram quase pretas. No princípio, eu sofria para deixá-las limpinhas e sem sobra de manchas e encardidos. Depois, relaxei e ... sabe o que eu fiz? Troquei todas por meias pretas (rsrsrsrs). De verdade!!! Mas, sabemos que não dá para ser TUDO na cor preta, certo? Então, já que temos que ter meias brancas, o que podemos fazer para deixá-las sempre branquinhas? Vamos ver algumas dicas que aprendi pesquisando e conversando com várias pessoas sobre esse assunto:

(1) A primeira coisa que queria destacar é NUNCA USE CÂNDIDA ou ÁGUA SANITÁRIA. Esqueça esse produto se quiser preservar as suas meias. O cloro simplesmente acaba com o elástico das meias e ... se já aconteceu com você ... elas começam a perder a forma e vão ficando largas. Aliás, essa dica é válida para qualquer roupa que tenha elastano, viu?
(2) Uma segunda dica (aprendi com a amiga DAISE STUCCHI, Campinas-SP): esfregue as meias com sabão em barra e ponha num saco plástico e dê um nó. Pendure num varal ao sol e deixe que fiquem assim por algumas horas. Quanto mais sujas, mais tempo você pode deixar repousando ao sol. Em seguida, retire do saco e ponha as meias na máquina de lavar no procedimento normal de lavagem. Se preferir, lave na mão mesmo.
(3) Essa terceira dica eu faço. Deixo as meias sujas de molho numa bacia com sabão em pó (uso OMO Líquido) e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com um pouco de álcool (o álcool é solvente e desinfetante). O tempo geralmente é da noite para o dia. Retiro da bacia e ponho na máquina de lavar num ciclo normal. Quanto mais tempo você deixar agir, melhor. Você também pode trocar de molho, caso as meias estiverem muito sujas.
(4) Essa outra dica é muito bacana, mas você vai precisar de uma panela exclusiva para esse fim. Escolha uma panela que não vai usar para cozinhar alimentos e reserve para as meias, sempre que precisar. Encha a panela com água e esprema uns 3 ou 4 limões. Deixe ferver por alguns minutos. Quando esfriar, ponha as meias na máquina de lavar e acione um clico normal de lavagem. 

Gente, se vocês tiverem outras dicas, peço gentilmente que enviem para opinobox@yahoo.com.br. Seria ótimo poder enriquecer nossos truques para compartilhar com as leitoras que tiverem interesse nesse assunto, ok? 
Tenham um ótimo dia e até a próxima dica. bjs

2 comentários:

Akemi disse...

Obrigadão pela ajuda! Estava precisando de dicas para salvar um punhado de meias encardidas do lixo... A propósito, alvejantes e Vanish's da vida ajudam na missão?

Noemi disse...

As melhores dicas que encontrei. Gratidão!