21 de set. de 2013

PINCÉIS PARA SOMBRAS


A oferta de pincéis de maquiagem, sobretudo para olhos, é tão grande que a cabeça da gente pode chegar a dar um "tilt". Para quem gosta de usar maquiagem, é preciso estudar bem pra que serve cada um deles, sob pena de comprar opções que não irão nos satisfazer quanto aos efeitos desejados. É importante saber distinguir que OS PINCÉIS DE CERDAS SINTÉTICAS são mais recomendáveis para produtos cremosos e/ou líquidos. Isso porque as cerdas sintéticas não absorvem tanto o produto cremoso (em relação ao de cerdas naturais) e as aplicações ficam mais pigmentadas e os traços mais firmes. Por isso, uma sombra cremosa deve ser aplicada com um de cerdas sintéticas. Já os produtos minerais (aqueles feitos com pigmentos naturais extraídos do solo) podem ser aplicados com PINCÉIS DE CERDAS NATURAIS, pois espalham mais suavemente o produto e deixam a aparência mais leve e natural. Há pessoas que preferem traços mais pigmentados e molham o pincel para obter uma intensidade maior na cor. As cerdas naturais são  muito boas para esfumar. As cerdas geralmente são mais arrepiadinhas e não tão lisas como as sintéticas.
Na hora de escolher o que comprar, eu penso sempre no tamanho do meu olho. Não gosto, por exemplo, de pincéis muito grandes porque tenho mais dificuldade em trabalhar os detalhes, uma vez que meus olhos são pequenos (não tenho uma pálpebra grande). Um kit que eu adoro e acho hiper adequado para quem tem olhos pequenos ou médios como os meus é o SIGMA PERFORMANCE EYES KIT. Ele vem com 8 pincéis (ver foto final) e, para mim, são perfeitos nos quesitos formato e tamanho/quantidade de cerdas. Uso muito uma dupla da MAC: o 239 e o 217 (foto no final). E também gosto demais de uma dupla da Mary Kay, que estão na foto e são excelentes esfumadores, um de cerdas bem curtinhas e outro com formato cônico. Preços ótimos e super funcionais. O de cerdas curtas me permite ótima aplicação, bem definida e intensa. Só que sempre precisamos dar uma batidinha antes de usar para retirar aquele excesso de produto e não encher os entornos da área com pó desnecessário. Concluindo esse raciocínio, recomendo que você identifique o tamanho do seu olho e escolha as opções mais apropriadas para facilitar a sua vida na hora da maquiagem. Olhos pequenos com pincéis grandes não facilitam em nada. Se curte mais as sombras cremosas, procure ter em mãos pincéis de cerdas sintéticas. Os efeitos mais suaves são obtidos com sombras minerais e pincéis mais fofinhos e de cerdas naturais. 
Não quero finalizar o post sem antes falar no pincel de formato cônico e lápis. São excelentes para marcar o côncavo de forma mais precisa e intensa. Se for mais fofinho, mais suave o efeito. Se for mais firme, mais intensidade e definição. Prefiro fazer o cantinho externo do olho usando esse tipo, já que tenho um olho pequeno. Há ainda os pincéis chanfrados, com corte angular. Os mais firmes são capazes de desenhar os traços com mais firmeza e intensidade. Muita gente usa para fazer um delineado com a sombra. Sendo ele mais fofinho, pode ser usado para esfumar. 
A seguir, trouxe algumas opções: