13 de mai de 2013

ABOBRINHA NA MANTEIGA | OPINOBOX


Bom dia, leitoras e apreciadoras das nossas dicas. Para começar a semana, vamos conhecer essa receitinha rápida e deliciosa que aprendi com a amiga SANDRA RAMOS, que está se especializando em gastronomia e nos apresentou essa maravilha. A receita original dela não é exatamente como fiz em casa, mas no final desta postagem, falarei como ela fez. 
Antes de passar a receita, queria apresentar este alimento, pois sei que muita gente não conhece. Eu sou pernambucana e não costumamos ter abobrinha no nosso cardápio rotineiro. A abobrinha pertence à família cucurbitáceas (mesma da melancia, melão,pepino e abóbora). Ela pertence ao gênero das abóboras e é colhida ainda verde. É rica em betacaroteno (oferece proteção antioxidante) e boa fonte de vitamina C e dos minerais ferro, fósforo e cálcio. Sua casca é rica em fibras (ajuda no bom funcionamento do intestino). Vejam a foto dela a seguir. Há dois tipos: a brasileira e a italiana. São bem sensíveis e machucam com muita facilidade, por isso, precisamos ter bastante cuidado no manuseio. Outro detalhe, não devemos cozinhar sem a casca e nem exceder 10 minutos de cozimento, sob pena de perder o seu valor nutritivo. 100 g de abobrinha cozida fornecem um consumo de 28 calorias.


Vamos ver como é a receita:
INGREDIENTES:
(1) 1 ou duas abobrinhas fatiadas (não em rodelas, mas em fatias);
(2) 1 colher de sopa de manteiga
(3) Molho Shoyo;
(4) Queijo parmesão ralado.

MODO DE PREPARO:
(1) Refogue as fatias de abobrinha na mateiga até que fiquem levemente douradas;
(2) Tire as as fatias de abobrinha da frigideira e arrume numa tigela;
(3) Regue com molho Shoyo;
(4) Polvilhe com queijo parmesão ralado ao seu gosto. 

ACABOU. Está pronta para consumir. É uma DELÍCIA!

A receita da Sandra é feita na chapa. Se quiser põe manteiga. As pessoas que querem algo mais light, não fazem com manteiga e servem com azeite e shoyo. O queijo parmesão é opcional.

Façam e me contem o que acharam. Beijos e até a próxima. Tenham uma ótima segunda-feira! bjs


3 comentários:

Daise Stucchi disse...

Ótima dica .Conheci mais sobre a abobrinha que combina com muitos pratos .

Anônimo disse...

Adoro! Já fiz, e sempre repito a receita. É ótimo ter uma amiga tão querida que é culinarista. Paula.

Graça Pantarotto disse...

Fiz hj !!!!!delícia ...bjssss