29 de abr. de 2014

SAÚDE EM FOCO. SUCOS NUTRITIVOS


Saúde deve ser sempre alvo de nossa atenção, em qualquer idade. Não somente nós que passamos dos 40, mas qualquer pessoa precisa concentrar seus esforços no sentido de combinar bem os alimentos que consome diariamente. Há dois meses eu incorporei o hábito de tomar sucos DIARIAMENTE. Já virou rotina. Mas, não aconteceu gratuitamente. Após concluir atráves de um hemograma que eu estava com anemia, entre outras alterações, resolvi partir para uma alimentação mais rica em ferro em busca do combate a essa carência. Como o médico não tinha horário para me atender logo e orientar na medicação necessária, resolvi fazer suco vermelho, com BETERRABA, CENOURA E LARANJA e o suco VERDE. E aí virou rotina. Um dia o vermelho, no outro o verde. Resultado: em um mês, acrescido do reforço com feijão, carne vermelha, brócolis, couve, abacaxi ... as taxas entraram nos valores normais de referência e não precisei tomar remédio nenhum para normalizar o quadro. Repeti os exames e, para minha alegria, deu tudo NORMAL!!!! Toda semana eu faço um copo cheio de liquificador dos dois tipos e congelo em garrafinhas plásticas. O que coloco no verde: 
(1) ESPINAFRE e COUVE. Altamente ricos em ferro. O espinafre é fonte rica de vitaminas e sais minerais.
(2) GENGIBRE. Antibactericida. Antioxidante. Melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura corporal. 
(3) ABACAXI. Rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina. Regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético.
(4) MAÇÃ. Combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias e fortalece a memória por conta do ácido fosfórico. Favorece a limpeza da boca,garganta e dentes pelo seu poder adstringente. Ajuda no reumatismo e artrite.
(5) PEPINO. Contem muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas — graças ao alto teor de sílica e flúor.
Diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só tenho uma dúvida, Simone Beltrão, estes sucos são saborosos? Márcia

Unknown disse...

Márcia, para o meu paladar, sim. Eu bebo os dois sem adoçar . Mas, isso é muito pessoal. Meu marido, por exemplo, faz cara de ECA quando me vê tomando. Só que ele nunca se deu ao trabalho de experimentar. E, outra coisa, vira hábito ... As vezes, eu vario os ingredientes do verde. Por exemplo, tiro o pepino e o espinafre do verde. Mas, geralmente, ponho todos. O de beterraba com cenoura e laranja é uma delícia. Aliás, ambos são gostosos.